Banda Mantiqueira – Turnê Nacional 2011

A Banda Mantiqueira, grupo que reúne alguns dos melhores instrumentistas brasileiros, abraça os caminhos de quatro estados do Brasil – São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina -, onde se realizam shows e workshops (oficinas musicais). Com patrocínio da Petrobrás, o projeto tem início no dia 15 de setembro, em Jaboticabal (SP), passa  também por Maringá (PR), Tatuí (SP), Varginha (SP), Campo Grande (MS) e finaliza, no dia 16 de novembro, em Itajaí (SC). Diferente de outros projetos, este tem a finalidade de contribuir para a formação dos músicos destas cidades.

Já as oficinas ou workshops acontecem das 15h às 17h (vide cronograma). Estas oficinas serão uma rara oportunidade de aprendizado com músicos que estão entre os mais talentosos de seu tempo, unindo uma linguagem refinada do suingue brasileiro com as influências do jazz.  Os cursos serão gratuitos e terão duração de até duas horas, com o tema  A Linguagem da Banda Mantiqueira na Música Instrumental Brasileira. Ministrados pelos músicos da Banda, os alunos serão divididos em salas separadas por tipos de instrumentos. Numa delas, clarinete, saxofones e flauta; em outra, trompete, flugelhorn e trombones; na terceira, contrabaixo elétrico, guitarra, bateria e percussões.

Os 14 integrantes da Banda Mantiqueira exercem intensa atividade nos estúdios de gravação e figuram nas fichas técnicas dos mais importantes discos gravados por uma gama variada de artistas. Os músicos também integram bandas que acompanham expressivas figuras do cenário artístico nacional e internacional, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, João Gilberto, Gal Costa, Elis Regina, Hermeto Pascoal, Edu Lobo, Burt Bacharat, Shirley Bassey, Joe Williams, Natalie Cole, Júlio Iglésias, entre outros.

Criada por Nailor Azevedo, o Proveta, em1991, aBanda Mantiqueira surgiu sob a influência das grandes orquestras de Severino Araújo, Thad Jones, Count Basie e Duke Ellington. Logo depois passou a abordar a obra de grandes compositores brasileiros, como Pixinguinha, Cartola, Nelson Cavaquinho, Tom Jobim, entre tantos outros. Além de Proveta no sax alto e clarinete; a formação da banda conta com Nahor Gomes, Walmir Gil e Odésio, no trompete e flugelhorn; Ubaldo Versolato, no sax barítono, flauta e píccolo;  Josué dos Santos, sax tenor e flauta; Vinicius Dorin no sax tenor, soprano e flauta; François de Lima no trombone de válvulas; Valdir Ferreira no trombone de vara; Jarbas Barbosa na guitarra elétrica; Edson Alves no contrabaixo elétrico; Lelo Izar na bateria; e na percussão,  Fred Prince e Cléber Almeida. Nestes 20 anos de estrada e harmonia, um só produtor: Roberto Bruzadin, o Bob.

Ingressos para os concertos

R$ 10,00 (inteira)
R$ 5,00 (meia-entrada, idosos e aposentados)
Os ingressos serão vendidos antecipadamente em cada uma das cidades do projeto.

Compartilhe por e-mail Compartilhe pelo Facebook Compartilhe pelo Twitter Compartilhe pelo Google Bookmarks Compartilhe pelo Google Buzz Compartilhe pelo del.icio.us Compartilhe pelo Orkut Compartilhe pelo Windows Live

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu comentário

Mensagem